Você aí, está enfrentando problemas com suas vendas?

Mesmo que esteja se esforçando muito para alcançar resultados ainda sim, o seu negócio fica sempre na zona de risco ou no vermelho?

Ou então, quer, mas não sabe como, aumentar ainda mais as suas vendas?

Isso pode estar acontecendo pela falta de um processo de Marketing bem definido e efetivo.

Muitas vezes, não ter a ajuda de alguém experiente nesta área ao seu lado pode custar muito caro.

Mas não se preocupe! Porque hoje você vai aprender detalhes sobre um dos elementos mais importantes do Planejamento de Marketing, os 4 P’s.

Já ouviu falar? Pois, são eles que irão nortear as suas ações na conquista de novos clientes.

Apresento-lhe os 4 pontos cardeais do marketing, seja ele online ou offline.

Produto, Preço, Praça e Promoção.

Continue neste artigo e aprenda de uma vez por todas, o conceito e a como usar os 4 P’s do Marketing a favor do seu negócio.

O que são os 4 P’s do Marketing?

Considerados como os pilares do marketing, os quatro P’s, também conhecidos como “Mix de Marketing” ou “Composto de Marketing”, regem uma etapa muito importante de todo o processo: o Planejamento.

É aqui quando todas as estratégias serão traçadas e tudo será idealizado para depois dar inicio a sua realização, e é essencial que todos os P’s estejam em equilíbrio para que possam agradar e conquistar o público consumidor.

Contudo, mesmo com sua importância, muitos empreendedores ainda desconhecem o conceito que existe por trás de cada um deles e o real impacto que elas podem trazer para o seu negócio, podendo ser negativo ou positivo.

Mas, fique tranquilo. Se você também já ouviu falar várias vezes destes P’s , mas não sabe bem o que eles significam, logo abaixo está tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Assim, você poderá traçar o Planejamento de Marketing ideal para sua Empresa.

As etapas dos 4 P’s do Marketing

Conforme dissemos no começo logo no inicio, os 4 “P”s são o ponto de integração do marketing, mais precisamente eles fazem parte do Mix de Marketing.

Seu papel é envolver e integrar todas as etapas importantes do planejamento.

Eles representam quatro ações fundamentais para o bom desempenho de uma estratégia de marketing.

Confira o que eles significam.

Produto

O Produto é o primeiro pilar do marketing e é extremamente importante, pois é a partir dele que toda a estratégia será criada. Aqui, é importante salientar, por exemplo, quais suas qualidades e diferenciais, como ele pode suprir a necessidade ou desejo dos eventuais clientes e determinar como será seu ciclo de vida.

Além disso, é importante saber a sua capacidade para atender a oferta e demanda, buscando sempre suprir da melhor forma possível.

Preço

O segundo “P” denominado como, Preço, é a parte responsável do planejamento visando gerar as receitas e lucro para a empresa, e é também um ativo importante na hora de decisão da compra do produto ou serviço pelos consumidores.

Por seu papel, a definição do preço deve ser feita com muita cautela, utilizando de estratégias de mercado para aplica-lo sob o produto. É importante, por exemplo, aplicar um valor justo e que se aproxime do que você idealizou ao pensar em sua comercialização.

Praça

Conhecido também como, ponto de venda ou canal de distribuição, o “P” de Praça se referem ao local onde o consumidor terá o contato direto com produto e posteriormente poder realizar a compra.

Nessa parte é onde a venda realmente acontece, portanto, é necessário elaborar estratégias com base nos estudos demográficos e geográficos, para selecionar os melhores pontos de vendas, sendo eles físicos ou virtuais.

Promoção

Por último e não menos importante, a promoção é o “P” que trata das ações de divulgação, para atingir um determinado público-alvo, e aumentar a visibilidade do seu produto ou serviço.

Para que obtenham os resultados desejados, é importante realizar um estudo detalhado, considerando desde a linguagem utilizada nesta comunicação até o que está sendo feito pela concorrência.

Importância do Planejamento de Marketing

Muito mais do que conceitos teóricos, os quatro pilares do marketing são de extrema importância na construção das estratégias adotadas por empresas de diferentes segmentos.

Isso porque é através destes conceitos que são feitas as análises para conhecer a concorrência e o público-alvo que se deseja atingir com o produto ou serviço. Além disso, eles permitem que sejam elaboradas estratégias que reflitam diretamente aos objetivos da empresa.

Como aplicar os 4 P’s do Marketing no seu negócio

Por se tratar de variáveis e conceitos independentes, os quatro P’s devem ser implantados separadamente e de forma a considerar o equilíbrio e as características de cada empresa.

Procure pensar sempre que, aquilo que funcionou na loja da esquina pode não ter o mesmo resultado para você. Por isso, para implantar esses conceitos em sua empresa, é importante que antes você faça um estudo aprofundado de mercado sobre cada um deles.

De posse dos dados que levantou, comece aplicando-os gradualmente na empresa, sempre os adaptando para a sua realidade. A personalização aqui é a chave para que o resultado seja aquele que você tanto espera.

Com a maturidade dos conceitos implantados você pode, enfim, criar uma boa estratégia de marketing onde reunirá todos e conseguirá obter melhores resultados para sua empresa.

Benefícios e Resultados dos 4 P’s do Marketing aplicados

O uso dos quatro P’s do marketing permite ao empreendedor, conhecer seu negócio a fundo, seu produto (incluindo seus pontos fortes e fracos) e também seu potencial consumidor.

Esses conceitos aprofundam a capacidade de análise, dando maturidade para o seu negócio e permitindo que ofereça um produto ou serviço de maior qualidade e que dificilmente seria coberto pela concorrência.

O que podemos concluir sobre os 4 P’s?

A implantação desse conceito dos 4 P’s do marketing, pode parecer complexo a princípio, mas com calma e muito planejamento, os resultados bons virão e sua aplicação trará ótimos resultados para você e sua empresa.