4 P’s do Marketing: Como Fazer o Planejamento Comercial da sua Empresa

Você já parou para pensar que pode estar enfrentando sérios problemas com suas vendas?

Talvez você esteja se esforçando muito para alcançar resultados e mesmo com todo este esforço, seu negócio fica sempre na zona de risco ou no vermelho, não é mesmo?

Ou então, não sabe como aumentar aumentar ainda mais suas vendas, certo?

Isso acontece pela falta de um processo de Marketing bem definido e efetivo.

Muitas vezes não ter a ajuda de alguém experiente ao seu lado pode custar muito caro.

Mas não se preocupe porque hoje você vai aprender os detalhes sobre o Planejamento de Marketing, mais precisamente os 4 P’s.

São eles que irão nortear as suas ações na conquista de novos clientes.

Senhoras e senhores, apresento-lhes os 4 pontos cardeais do marketing seja ele online ou offline.

São eles: Produto, preço, praça, e promoção!

Continue conosco neste post e aprenda de uma vez por todas como usar os 4 P’s do Marketing a seu favor!

Planejamento de Marketing

O que são os 4 “P”s do Marketing?

Agora que você já sabe o nome de quem participa dessa dança, é hora de falarmos algo importante.

Os “P”s regem uma das etapas principais de todo o processo: O Planejamento.

É aqui quando todas as estratégias serão traçadas e tudo será idealizado para depois ser realizado.

Contudo, mesmo com sua importância, muitos empreendedores ainda desconhecem o conceito que existe por trás de cada uma destas letras e o real impacto que elas podem trazer para o seu negócio.

Mas, fique tranquilo. Se você também ouviu falar várias vezes destes “P”s , mas não sabe bem o que eles significam, logo abaixo está tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Assim, você poderá traçar o Planejamento de Marketing ideal para sua Empresa.

As etapas dos 4 “P”s do Marketing

Conforme dissemos no começo, os 4 “P”s são o ponto de integração do marketing, mais precisamente eles fazem parte do Mix de Marketing.

Seu papel é envolver e integrar todas as etapas importantes do planejamento.

Eles representam quatro ações fundamentais para o bom desempenho de uma estratégia de marketing.

Confira o que eles significam.

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Produto

O produto é o primeiro dos pilares do marketing e é extremamente importante, pois é a partir dele que toda a estratégia será criada.

Aqui, é importante saber, por exemplo, quais são as qualidades de seus produtos, como eles podem suprir necessidades de eventuais clientes e qual valor ele gera para o público.

Além disso, é importante saber também sua capacidade para atender demandas e como ele atende as necessidades de seus compradores, bem como, de que maneira deve ser utilizado por determinado cliente.

Preço

Segundo “P” do marketing, o preço tem grande importância porque ele gera as receitas e lucros de uma empresa.

Além disso, é um ativo importante para que uma pessoa decida se compra ou não um produto ou serviço.

Por seu papel, a definição do preço deve ser feita com muita cautela.

É importante, por exemplo, aplicar um valor justo e que se aproxime do que você idealizou ao pensar em sua comercialização.

Praça

Conceito que se refere à maneira como o consumidor encontra seus produtos.

A praça é crucial para que sejam definidos os canais de distribuição de um determinado item.

É na definição da praça que se averígua também, onde o consumidor está e o que fazer para que ele note o seu produto ou serviço.

Promoção

Por último, mas não menos importante, a promoção é o “P” que fala das ações que devem ser tomadas para aumentar a visibilidade e vendas de produtos ou serviços.

Para que tenham os resultados desejados, é importante fazer um estudo detalhado, considerando desde a linguagem utilizada nesta comunicação até o que está sendo feito pela concorrência.

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Importância do Planejamento de Marketing

Muito mais do que conceitos teóricos, os quatro pilares do marketing são de extrema importância na construção das estratégias adotadas por empresas de diferentes segmentos.

Isso porque é através destes conceitos que são feitas análises para que se conheça a concorrência e o público a que se deseja atingir.

Além disso, eles permitem que sejam montadas estratégias que reflitam exatamente os objetivos da empresa.

Como Aplicar os pilares do Marketing no seu negócio

Por se tratar de variáveis e conceitos independentes, os quatro “P”s devem ser implantados separadamente e de forma a considerar as características de cada empresa.

Procure pensar sempre que, aquilo que funcionou na loja da esquina pode não ter o mesmo resultado para você.

Por isso, para implantar esses conceitos em sua empresa, é importante que você tenha feito um estudo aprofundado de cada um deles.

De posse dos dados que levantou, comece aplicando-os gradualmente na empresa, sempre adaptando-os para a sua realidade.

A personalização aqui é a chave para que o resultado obtido seja aquele que você tanto espera.

Com a maturidade dos conceitos implantados, você poderá enfim, criar uma boa estratégia de marketing onde reunirá todos e conseguirá obter melhores resultados para sua empresa.

Benefícios e Resultados dos 4 ps do Marketing

O uso dos quatro “P”s do marketing permite ao empreendedor conhecer seu negócio, seu produto (incluindo seus pontos fortes e fracos) e também seu potencial consumidor a fundo.

Esses conceitos aprofundam a capacidade de análise, dando maturidade para este empresário e permitindo que ele ofereça um produto ou serviço de maior qualidade e que dificilmente seria coberto pela concorrência.

Conclusão

A implantação dos 4“P”s do marketing em sua empresa pode parecer complexa a princípio, mas fique tranquilo, ela se mostrará possível e trará ótimos resultados no decorrer de sua jornada.

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