O Marketing Digital está com tudo! Você vai mesmo deixar sua empresa de fora?!

Com essa nova era da internet e das mídias digitais, qualquer empreendedor que se preze e visa crescimento precisa necessariamente entender de marketing digital, pois, atualmente ele pode ser considerado como algo vital para qualquer negócio ou empresa que deseja se manter firme dentro do mercado.

Grande parte dos negócios nos dias de hoje giram em torno da internet, e ela dispõe de diversas ferramentas que facilitam muito a vida de um empreendedor.

E para garantir que a sua empresa saia na frente diante as concorrentes, é de extrema importância que seja investido em estratégias neste tipo de marketing para impulsionar as vendas.

O que é Marketing Digital?

Mas afinal, você sabe o que é, e como surgiu o Marketing Digital?

O termo “Marketing Digital” surgiu em meados da década de 90 com o grande impulso que se teve na época ao acesso à computadores pela população em geral. Porém, a utilização de “estratégias digitais” coincide com o surgimento da internet, criada no ano de 1960, e que desde então tem crescido cada vez mais.

Entretanto, o que dominava o mercado neste período da história ainda era a forma tradicional do marketing, que utilizava das mídias offline para promover uma marca, produto ou serviço.

Com a chegada dos anos 2000, houve o fortalecimento da internet e o aumento de usuários e empresas no meio digital, novas tecnologias sendo desenvolvidas constantemente que deram vida a novas ferramentas que marcaram o início a uma revolução no modo de se fazer marketing.

E foi assim que, o marketing digital começou a se expandir até se tornar o que é hoje, a essência de qualquer negócio que busca crescer e ter seu espaço dentro do mercado.

O Marketing Digital é um conjunto de ações comunicacionais que tem a internet como meio para propagar a mensagem de uma empresa até seus consumidores, buscando sempre transmitir aos usuários os ideais e valores da sua empresa.

Não é feita apenas a divulgação de seus produtos/serviço de forma contingente, é necessário que seja gerado conteúdos que possuam relevância e atraia a atenção das pessoas. Sendo bem elaboradas as estratégias, o marketing digital é a forma mais rápida e eficaz de conquistar clientes e aumentar as vendas.

Por que investir no Marketing Digital?

O mundo está cada vez mais ligado aos meios digitais, hoje temos diversos outros canais de comunicação que a tempos não existiam, isso torna o investimento em marketing digital, uma necessidade para qualquer empresa que deseja se manter bem no mercado.

As mudanças nos hábitos de consumo e a democratização tecnológica, facilitaram o contato entre consumidor e empresa, e o não investimento nesta área, pode acarretar em perdas de oportunidades, falta de melhores resultados nas vendas e consequentemente no crescimento do seu negócio.

Realizar investimentos no marketing digital, garantem a presença e visibilidade da sua empresa no mercado, faz com que ela seja lembrada pelos consumidores, melhora a relação entre o custo e o benefício, pois, além de eficaz, muitas vezes se torna uma alternativa muito mais econômica que o marketing tradicional.

Ajuda também a definir e controlar suas ações de marketing, contribui para atrair mais clientes em potencial, melhora a credibilidade no mercado, e ainda pode deixar a empresa à frente das concorrentes.

Tendências de Marketing Digital para 2019

O Marketing Digital avançou muito nas últimas décadas e tende a crescer cada vez mais, com a ajuda dele novas soluções tecnológicas estão sendo desenvolvidas especialmente para negócios, com o objetivo de estabelecer um relacionamento direto com os clientes, que proporcione um retorno eficaz nas vendas ou a disseminação de serviços, intuindo a conquista por um maior reconhecimento e fortalecimento da marca.

Neste ano, a Análise de dados é a grande base do marketing digital, e o Marketing de conteúdo é o que tem feito a grande diferença na relação entre Empresa x Consumidor. As principais questões que devem estar nas estratégias de marketing digital este ano, são: o data-driven, Inteligência artificial, Privacidade de dados, Análise e pesquisas sobre o cliente ideal, a integração do off-line com online, Business Intelligence (BI), big data e experiência do usuário.

Como atrair vendas com o Marketing Digital

Para uma empresa obter sucesso, é necessário traçar estratégias assertivas, e a primeira coisa que deve ser feita, é conhecer e analisar o seu cliente, o que pode ser feito é desenvolver um “persona” baseado em estudos que contenha as principais características do seu público-alvo, criando um “Cliente Ideal”.

Com isso, ficará mais fácil de utilizar das vantagens que o marketing digital tem a oferecer, podendo ser usado para melhorar o desenvolvimento, o volume de vendas e trazer novos clientes para a empresa, já que vai saber o perfil exato que busca atingir.

Com o uso certo, ele auxiliará no fortalecimento de marca, criando um vínculo com seus clientes e aumentando o tráfego no site gerando possivelmente mais conversão.

Algumas das novas ferramentas e métodos que podem ser usadas para atingir ou superar metas são, o Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo, Sistemas de automação e Publicidade on-line.

Ferramentas de Marketing Digital

Fazer o gerenciamento do marketing digital não é uma tarefa fácil, pois há várias áreas de responsabilidade e competência que precisam de um profissional dedicado a estas funções, são elas: finanças, análise de dados, gerenciamento de projetos, etc.

No entanto, com o crescimento do modelo de Software as a servisse (SaaS), sendo uma forma de distribuição e comercialização de software, facilitou este processo, pois a empresa pode utilizar disto para ter acesso a ferramentas como CANVA, ASANA, TRELLO, SLACK, MINDMEISTER, Google Search Console, Google Tag Manager, ZAPIER, BUFFER, MAILCHIMP, RD Station, Hubspot, SEMRUSH, GOOGLE ANALYTICS e Unbounce. E tudo isso apenas pagando um valor recorrente mensal.

O que podemos concluir sobre o Marketing Digital?

Conclui-se que, logo chegará o tempo em que nenhuma empresa conseguirá sobreviver sem um bom marketing digital. Ele leva a visibilidade, ajuda a encontrar os principais consumidores e traz um investimento mais baixo com resultados mensuráveis.

O marketing digital garante a sua colocação e presença na internet, ajuda a construir uma comunicação correta e eficiente, e proporciona uma análise de dados precisa através das ferramentas que são oferecidas, para que assim atinja o êxito no momento certo em seu negócio.

 

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