Você já ouviu falar dessa metodologia? Sabia que ela é capaz de gerar um crescimento surpreendente para o seu negócio?

Dentre as ferramentas de marketing que podem ser utilizadas pelas empresas, grandes ou pequenas, dentro e fora da internet, uma das mais eficazes é o Inbound Marketing.

Graças às suas estratégias e possibilidade de análise de dados, o Inbound Marketing permite o desenvolvimento, o crescimento e a estatização de um negócio, seja a empresa uma “debutante”, que está começando ou um nome já conhecido no mercado.

Contudo, para aproveitar os benefícios desse instrumento é necessário compreender seu funcionamento. Para isso, preparamos um texto com alguns tópicos que podem lhe ajudar. Confira:

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é, digamos que, uma forma diferente de fazer marketing. Enquanto que no marketing tradicional, o grande objetivo das estratégias criadas é praticamente “correr atrás” dos clientes, na intenção de fazer com eles consumam seus produtos, aqui é o consumidor quem “vem atrás”.

Isso acontece porque, no Inbound Marketing, as empresas ganham a atenção desses potenciais clientes com a elaboração e veiculação de conteúdos interessantes e que dialoguem com um determinado público-alvo.

Assim, o consumidor não apenas vai querer se comunicar com sua empresa como também irá consumir de seus produtos e recomendá-los para outros que estejam em busca dos mesmos serviços que você oferece.

Etapas do Inbound Marketing

Embora tenha suas diferenças com as estratégias de marketing tradicional, o Inbound Marketing tem etapas que antecedem sua implementação e permitem a mensuração dos resultados obtidos com suas ações.

Como se baseia basicamente em atrair pessoas, o Inbound Marketing tem quatro fases cruciais das quais depende o sucesso ou o fracasso do seu plano. Veja agora quais são elas:

Atrair

Nesta fase, é preciso atrair esse potencial cliente, de quem se sabe muito pouco ou nada. Por isso, que o conteúdo produzido é muito importante. Aqui é essencial trabalhar em materiais ricos e que tenham realmente utilidade para esse cliente, buscando sempre resolver uma “dor” ou problema dessa pessoa, sem deixar parecer uma propaganda tão explícita de seus serviços.

Assim, seu potencial consumidor irá se identificar com o serviço ou produto que você está vendendo e perceber que ele é a solução para o problema que vem enfrentando, e irá para o próximo passo.

Converter

Uma vez que você já conseguiu atrair o interesse desse potencial consumidor, a segunda etapa do Inbound Marketing envolve a conversão desse interessado em um cliente fiel.

Por ele já ter demonstrado interesse em seu produto, é hora de fazer contato comercial com essa pessoa, oferecendo soluções que se encaixem exatamente em suas demandas.

Fechar

A terceira etapa envolve a aplicação de todos os seus esforços, via Inbound Marketing, para que esse lead se torne, efetivamente, um cliente ao fechar negócios com você.

Para isso, é importante investir em reuniões, apresentações de seus produtos, testes com ferramentas ou soluções que lhe permita ter a real dimensão do que você tem a lhe oferecer.

Encantar

A última etapa do processo de Inbound Marketing envolve a manutenção desse cliente. Aqui, a fidelização é crucial, para que essa pessoa possa não apenas consumir os seus produtos como também recomendá-los a outros que possam se tornar também seus clientes no futuro.

 

Para que serve o Inbound Marketing?

Um raciocínio raso diria que o Inbound Marketing serve, basicamente, para que você consiga vender mais produtos a um número maior de clientes. Felizmente, essa estratégia permite conseguir resultados que vão muito mais além do que isso.

O Inbound Marketing serve para que você alcance o público certo, ou seja, aquele que realmente deseja consumir o que você tem a oferecer e contribui para a aproximação no relacionamento entre você e seus clientes.

Além disso, o Inbound Marketing permite que você reduza seus custos com propaganda e outras estratégias de divulgação, aumentando o ticket médio obtido em suas vendas e que por sua vez, permite que você venda mais rapidamente.

Tudo isso aumenta a eficiência de seu time de vendas e faz com que sua empresa cresça de forma contínua e sustentável.

Como executar essa Metodologia em seu negócio?

O Inbound Marketing, como qualquer ferramenta de marketing, precisa ser executada depois de análises de mercado. É preciso conhecer-lo, para saber onde está atuando e compreender quem será o público a se investir.

Apenas com essas informações e o planejamento que destacamos acima será possível gerar muito mais lucro para o seu negócio com o Inbound Marketing.

Resultados que o Inbound Marketing traz 

Quando se aplica o Inbound Marketing, um dos primeiros resultados é o aumento nas vendas e, por consequência, mais lucro para a empresa.

Contudo, a estratégia permite também que um determinado negócio se torne referência na área, aumentando sua reputação e valorizando ainda mais seus produtos e serviços.

Ferramentas de Inbound Marketing

Dentro do Inbound Marketing possui uma gama de ferramentas mas, para facilitar na adoção dessa técnica por sua empresa preparamos seis opções:

Blog: parte central dessa estratégia, pois é nele que será hospedado todo o conteúdo de qualidade produzido;

Redes sociais: dará visibilidade ao conteúdo produzido por seu blog;

Landing pages: páginas especiais onde será veiculado conteúdo de qualidade e que ajudará a conseguir mais clientes.