Inbound Marketing – Saiba Por que ele é Fundamental para sua Empresa

Dentre as ferramentas de marketing que podem ser utilizadas pelas empresas, grandes ou pequenas, dentro e fora da internet, uma das mais eficazes é o Inbound Marketing.

Graças às suas estratégias e possibilidade de análise de dados, o Inbound Marketing permite o desenvolvimento, o crescimento e a estatização de um negócio, seja a empresa uma “debutante” ou um nome conhecido no mercado.

Contudo, para aproveitar os benefícios desse instrumento é necessário compreender seu funcionamento. Para isso, preparamos um texto com alguns tópicos que podem lhe ajudar. Confira.

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O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é, digamos, uma forma diferente de fazer marketing. Enquanto no marketing tradicional, o grande objetivo das estratégias criadas é praticamente “correr atrás” dos clientes, para que eles consumam seus produtos, aqui é o consumidor quem “vem atrás” dos seus produtos.

Isso acontece porque, no Inbound Marketing, as empresas ganham a atenção desses potenciais clientes com a elaboração e veiculação de conteúdos interessantes e que dialoguem com um determinado público-alvo.

Assim, o consumir não apenas vai querer se comunicar com sua empresa como também irá consumir seus produtos e recomendá-lo para outros que estejam em busca dos mesmos serviços que você oferece.

Etapas do Inbound Marketing

Embora tenha suas diferenças com as estratégias de marketing tradicional, o Inbound Marketing tem etapas que antecedem sua implementação e permitem a mensuração dos resultados obtidos com suas ações.

Como se baseia basicamente em atrair pessoas, o Inbound Marketing tem quatro fases cruciais das quais depende o sucesso ou o fracasso do seu plano. Veja quais são elas.

Atrair

Nesta fase, é preciso atrair esse potencial cliente, de quem se sabe pouco ou nada. Por isso, o conteúdo produzido é muito importante. Aqui é essencial trabalhar em materiais ricos e que tenham realmente utilidade para esse cliente, sem parecer uma propaganda tão explícita de seus serviços.

Assim, seu potencial consumidor irá se identificar com o serviço ou produto que você está vendendo e perceber que ele é a solução para o prloblema que vem enfrentando.

Converter

Uma vez atraído o interesse desse potencial consumidor, a segunda etapa do Inbound Marketing envolve a conversão desse interessado em um cliente fiel.

Por ele já ter demonstrado interesse em seu produto, é hora de fazer contato comercial com essa pessoal, oferecendo soluções que se encaixem exatamente em suas demandas.

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Fechar

A terceira etapa envolve a aplicação de todos os seus esforços, via Inbound Marketing, para que esse lead se torne, efetivamente, um cliente ao fechar negócios com você.

Para isso, é importante investir em reuniões, apresentações de seus produtos ou mesmo testes com ferramentas ou soluções que lhe permita ter a real dimensão do que você tem a lhe oferecer.

Encantar

A última etapa do Inbound Marketing envolve a manutenção desse cliente. Aqui, a fidelização é crucial, para que essa pessoa possa não apenas consumir os seus produtos como também recomendá-los a outros que possam se tornar também seus clientes.

Para que serve o Inbound Marketing?

Um raciocínio raso diria que o Inbound Marketing serve, basicamente, para que você consiga vender mais produtos a um número maior de clientes. Felizmente, essa estratégia permite conseguir muito mais do que isso.

O Inbound Marketing serve para que você alcance o público certo, ou seja, aquele que realmente deseja consumir o que você tem a oferecer, além de aproximar o relacionamento que você tem com seus clientes.

Além disso, o Inbound Marketing permite que você reduza seus custos com propaganda e outras estratégias, aumentando o ticket médio obtido em suas vendas e, por sua vez, permite que você venda mais rapidamente.

Tudo isso aumenta a eficiência de seu time de vendas e faz com que sua empresa cresça de forma sustentável.

Como executar a Metodologia em seu negócio?

O Inbound Marketing, como qualquer ferramenta de marketing, precisa ser executada depois de análises de mercado. É preciso conhecer o mercado em que se está atuando e saber quem será o público a se investir.

Apenas com essas informações e o planejamento que destacamos acima será possível lucrar com o Inbound Marketing.

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Resultados com o Inbound Marketing

Quando se aplica o Inbound Marketing, um dos primeiros resultados é o aumento nas vendas e, por consequência, maior lucro de uma empresa.

Contudo, a estratégia permite também que um determinado negócio se torne referência na área, aumentando sua reputação e valorizando ainda mais seus produtos e serviços.

Ferramentas de Inbound Marketing

O Inbound Marketing possui uma gama de ferramentas mas, para facilitar na adoção dessa técnica por sua empresa preparamos seis opções:

Blog: parte central dessa estratégia, pois é nele que será hospedado todo o conteúdo de qualidade produzido;

Redes sociais: dará visibilidade ao conteúdo produzido por seu blog;

Landing pages: páginas especiais onde será veiculado conteúdo de qualidade e que ajudará a conseguir mais clientes.

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