Se eu te perguntasse agora qual o plano de marketing da sua empresa, você saberia me responder?

Desde os empreendedores que estão no iniciando sua jornada no mundo dos negócios, até aos grandes empresários, precisam ter em suas empresas um bom planejamento de marketing, para aumentar suas vendas e seu lucro.

Por que preciso de um Planejamento de Marketing

Já parou para pensar que se sua concorrência tiver um plano de ações efetivas de vendas, sendo colocado em prática agora, você está ficando para trás? E que se ela não tiver, você está perdendo a oportunidade de ter um grande diferencial em relação a ela, visto que o mundo está cada vez mais rápido na informação e quem mais ganha é quem melhor se adapta?

Mas cuidado! É preciso se atentar para que seu investimento não se torne um dinheiro jogado ao vento. Eu vou te mostrar agora um passo a passo para ter um bom plano de marketing e você verá que sua empresa irá não apenas sobreviver, mas crescer exponencialmente.

Mas vamos começar do início né? O que é este tal de plano de marketing?

Pode parecer complicado assim de cara, mas nada mais é do que um conjunto de estratégias que, quando colocadas em prática, ajudarão sua empresa conquistar seu principal objetivo: vender.

Você me pergunta, mas como? Eu te digo! Por meio de estratégias que permitirão seu público-alvo saber que você oferece, aquele produto ou serviço e que é exatamente o que ele precisa. – Quem não é visto, não é lembrado!

Já te adianto que não é algo quadrado, ou que pode ser aplicado da mesma forma para todos os empreendimentos. Pelo contrário, para trazer os efeitos desejados, é preciso observar quais são as particularidades da sua empresa, assim, é possível aplicar uma estratégia eficaz, alcançando o target certo, na hora certa, levando assim, o seu empreendimento rumo ao sucesso.

Por onde começar?

O bom planejamento de um plano de marketing deve seguir uma ordem de ação, para que toda a estratégia seja desenhada de forma que você compreenda e possa colocá-la em prática, com resultados positivos.

Como ponto de partida, é preciso fazer uma pesquisa estratégica sobre o ambiente de negócios onde está atuando e analisar a concorrência, para conhecer quais são seus pontos fortes e, principalmente os pontos fracos de seus produtos e/ou serviços, em relação aos de sua empresa, assim será possível agregar um diferencial a eles, de forma bem-sucedida, e consequentemente conquistar mais público. Atenção! Antes de definir qualquer meta, é importante que todo este contexto seja considerado.

Cultura Organizacional e Personas

Então, invista também na elaboração da cultura organizacional de sua empresa, sem esquecer de trabalhar também no posicionamento dela, ou seja, como será vista no mercado, sempre estando alinhado com sua missão, visão e valores.

Em seguida, levante informações para que você conheça sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal, assim você terá um público-alvo muito bem definido, já que para oferecer uma solução que faça sentido a eles é fundamental saber quais são suas dores, e que para estabelecer uma comunicação efetiva é necessário saber em quais canais eles serão alcançados de forma efetiva.

Leve em Consideração o seu produto

Seu planejamento de marketing deve contemplar também ações que serão empregadas no produto, no preço cobrado, no local onde você atua e em eventuais promoções.

E, para fechar essas ações prévias, é importante montar também um bom plano de ação, contendo seu plano de comunicação e de mídia. Os planos de ações devem ser planejados conforme a necessidade da empresa, afim de formar um calendário de ações que seja útil para ela.

Execução

Depois de completado o planejamento de seu plano de marketing, é hora de partir para a execução. Todas as ações devem ser executadas em conjunto, para que os resultados possam ser mensurados.

Análise

A última etapa do plano de marketing da sua empresa envolve a análise de todos os resultados obtidos. Aqui, é importante que essa avaliação seja feita pelo menos a cada três meses, visto que o plano de marketing não é permanente e exige que haja sempre atualizações, pelo fato do mercado estar em constante mudança, e para crescer é necessário acompanhá-lo.

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