Se você se interessou por este artigo, pode ser porque não se vê como um negociador, tentou utilizar manuais e técnicas que acabaram fracassando, ou ainda, se sente inseguro por alguma característica física ou psicológica e acredita que esse “papo de ser vendedor” não é para você.

Pode ser também que você tenha uma boa articulação linguística, um certo poder de persuasão, mas só de pensar em falar em público ao participar de uma reunião ou com alguém que você não conhece, já começam os sintomas indesejados, as pernas tremem, a fala pestaneja e fica cada vez mais difícil atingir suas metas.

Mas continue comigo neste artigo que eu vou provar que qualquer pessoa pode ter sucesso em vendas, basta que ter as ferramentas e conhecimentos para alcançar o objetivo.

Entenda por que você é um vendedor

A maioria das pessoas que acreditam não serem vendedores natos, comete um erro comum que é achar que não precisam vender. A realidade é que estamos o tempo inteiro vendendo algo muito importante: a nós mesmos.

A todo o momento estamos vendendo nossas ideias, argumentos, imagem, em qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional.

Quando você vai fazer uma entrevista de emprego, por exemplo, você está se vendendo, vendendo seu profissionalismo e qualquer palavra dita em um momento inoportuno, pode arruinar tudo.

Por esta razão afirmo: Todos somos vendedores, negociadores. Mas nem todos sabem fazê-lo de maneira eficiente e é exatamente sobre isso que conversaremos agora.

Quais erros evitar para vender mais

O primeiro e um dos maiores motivos de um cliente sair do seu estabelecimento sem fechar negócio é porque você não entendeu de fato os desejos dele. Isso mesmo! Talvez você pense que entendeu tudo o que ele falou, mas não captou a real necessidade que ele tem.

Sem saber o que seu cliente deseja e precisa, você fica impedido de gerar valor na vida dele. Entenda, eu disse valor, não preço e esse é o segundo erro que pode despencar suas vendas.

Quando há pretensão de vender algum produto ou serviço, deve-se ter em mente que esses devem ser transformados em benefícios para um potencial cliente.

Se imaginarmos a situação em que achamos caro um produto ou serviço, isso acontece porque nos faltou um impulsionamento na compra, veja:

Uma passagem de ônibus por R$4,00 pode ser caro para que você desça três pontos à frente, por outro lado, se você vai do Brookling até São Mateus por R$4,80, passa a ser barato.

Percebe que não é questão de preço e sim de valor?

5 Perguntas essenciais que você precisa fazer a si mesmo

  1. Sei como definir uma boa estratégia de marketing?
  2. Domino o Marketing Digital?
  3. Consigo gerar tráfego sem investir em anúncios, utilizando o próprio Google?
  4. Conheço ferramentas que facilitam a execução da minha estratégia online?
  5. Entendo quais métricas preciso avaliar para alavancar meu negócio?

Como ter sucesso de vez em suas vendas

Tire da sua cabeça que o fato de você ser alto ou baixo, magro ou gordo, feio ou bonito, tímido ou extrovertido é empecilho para você ter sucesso em seu negócio, fazendo isso, você avançará algumas casas em busca do seu vendedor interno.

Se livrando das cadeias do fracasso que te cercam constantemente tentando fazer você desistir do seu negócio ou achar que é muito difícil e até mesmo que você “não leva jeito”, certamente estará preparado para dar o próximo passo e acreditar que pode!

Mas antes, você precisa saber qual é o segredo para encantar qualquer negociante, basicamente isso quer dizer que você precisa vender de maneira correta para a mente das pessoas.

É isso mesmo! Vender para a mente das pessoas é a forma mais eficaz para que o cliente permaneça satisfeito, tenha confiança no seu produto e volte a comprar com você.

Transformando produtos e serviços em benefícios para a vida de seu cliente, você passa a conectar o emocional dele, atingindo seu desejo inconsciente.

Mas como funciona a mente do consumidor?

O cérebro humano é dividido em duas partes, sendo elas o emocional e o racional. Entretanto, algumas pessoas desenvolvem mais um lado do que o outro. Mesmo assim, a não ser no caso dos psicopatas e sociopatas, conseguimos atingir o emocional de uma pessoa.

Se você utilizar uma boa tática de persuasão, com uma linguagem clara, objetiva e acima de tudo, honesta, pode atingir a mente de qualquer cliente.

Quando você oferece apenas preço, o potencial parceiro pode simplesmente virar as costas e procurar por algo mais barato no estabelecimento ao lado.

Por isso, um vendedor nato sabe muito bem que precisa utilizar de argumentos convincentes, tocar na dor do cliente, ou seja, despertar medos, curiosidades, vontades e mostrar que o sonho é possível de ser alcançado.

Além disso, é necessário que você faça uma junção lógica da emoção x razão para que seu cliente entenda que os riscos são reais e que ele pode estar tranquilo, pois você tem a solução. Assim, ele não se importará com o preço e sim na consequência em seu negócio.

Somos todos vendedores?

Aqui você teve as informações que você precisa para ser um vendedor nato de fato! Com isso, tenho certeza que se você utilizar as ferramentas corretas e isso inclui pessoas certas em seu negócio, você conseguirá converter muito mais vendas.

Por isso, dê logo o seu primeiro passo, baixe agora mesmo um e-book com informações extremamente ricas que guiará sua jornada nessa aventura que é alavancar seu negócio utilizando o Marketing Digital.

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